segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Édipo Rei - 3º ano

O 3º ano leu a peça “Édipo Rei” de Sófocles.

Édipo Rei é uma peça de Sófocles – o mais importante dramaturgo grego – e se trata da tragédia que se abate sobre a família de Édipo. A peça foi a base para a teoria de Complexo de Édipo de Freud: quando uma criança atinge a maturidade sexual, ela entende as diferenças entre os sexos e tem sentimentos contraditórios de amor e hostilidade (amor à mãe e ódio ao pai), provando a importância da obra. A peça é bem escrita e, mesmo que com um português um tanto rebuscado, é fácil de se compreender o texto. São apenas 92  páginas e ainda que a leitura possa se tornar um pouco arrastada no melodrama, isso não dificulta em nada na interpretação da história.

(...)"A tragédia não retrata a atualidade da Grécia antiga, mas fala a respeito de um aspecto universal, comum a todos os homens de todas as épocas, o destino de cada um enquanto indivíduo. (...) O que devemos fazer para aceitar melhor as nossa limitações e incapacidades? –para os gregos as limitações da condição humana estão entranhadas com aquilo que eles entediam por destino. (...) Na Grécia antiga não havia a noção de “eu” tal como temos hoje, um “eu” individual, fragmentado, deslocado da vida pública. O grego não se considera senhor de sua integridade, ele sabe que existem forças que agem no indivíduo que independem da vontade, por exemplo, a constituição biologia, a história vivida de cada um, o contexto social. São condicionamentos ao homem que independem dele. O grego entendia todos esses condicionamentos no conceito de destino." (...)


Através da leitura dessa obra  tomar contato com a forma pela qual a literatura, no caso a tragédia grega, possibilita tratar temas tão complexos como o existir humano no mundo; a existência como um enigma;  o inquérito pessoal que leva à verdade e ao (re)conhecimento  de si. 

Dessa forma, os alunos do terceiro ano do EM leram e  discutiram  a obra Édipo rei nas aulas de Filosofia,  que tiveram como tema  as relações entre Filosofia e Psicanálise.
Havendo a aceitação e apreciação da obra pelos alunos, decidimos  dramatizá-la. Assim, os alunos construíram a adaptação do texto, distribuíram entre si os papéis  e realizaram a leitura coletiva e pública da adaptação.
Esta atividade fez parte de um projeto anterior, qual seja, a construção de um bar filosófico,  Bar "Chopp'n hour" (Schopenhauer), mas isto é uma outra história.
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário